Torneio de Andebol (Secundário)

No dia 15 de Fevereiro, realizou-se o torneio de Andebol da Escola Secundária Dr. António Granjo, destinado a alunos do Ensino Secundário. Venceu uma equipa formada por alunos do 10ºB e 10ºE.

Este slideshow necessita de JavaScript.

O andebol moderno surgiu no final do século XIX na Escandinávia e na Alemanha. O Andebol de campo foi introduzido por G. Wallström na Suécia.

A International Amateur Handball Federation (IAHF) foi criada em 1928 nos Jogos Olimpicos de Amsterdão.

Entre 1938 e 1966, o Andebol jogava-se ao ar livre 11×11 num campo de futebol e uma versão indoor 7×7.

Todavia, a primeira apresentação oficial de um jogo de andebol ocorre em 31 de Janeiro de 1931, na cidade do Porto. No mesmo é fundada a Associação de Andebol de Lisboa e um ano depois, em 1932, a Associação de Andebol do Porto.

Em 1 de Maio de 1939 é fundada a Federação Portuguesa de Andebol, actual Federação de Andebol de Portugal.

A introdução do andebol de sete deu-se em 1949, também por um alemão, Henrique Feist. O primeiro torneio oficial da nova modalidade foi organizado por Feist, na vila de Cascais, no Verão de 1949.

Ao longo dos anos a popularidade do andebol de sete levou gradualmente à extinção do andebol de onze.

Cristina Neagu da Roménia e Filip Jicha da República Checa, são considerados os melhores jogadores do mundo da atualidade.

About Paulo Sena

Paulo Sena 🏋️ Born in 1970, Porto, 🇵🇹 Honest workouts for real people ☯️ COACHING people since 1987 💪 Strength & Mental Conditioning 🤔 www.paulosena.com

Deixe um comentário